LAVESET
Dra. Marília
L.A Telefonia
Auto chaveiro
xara
sidney

BRASIL SEM CARNAVAL EM 2021? ADIADO OU CANCELADO?

Por duas vezes na história do Brasil o carnaval foi adiado. A primeira, em 1892 quando o ministro do interior resolveu mudar a data para 26 de junho, pois segundo ele, junho era um mês mais saudável do que fevereiro e o evento do carnaval geraria menos lixo.

Ainda não havia Escolas de Samba e o carnaval em São Paulo era marcado pelo Entrudo: os foliões saiam às ruas fantasiados  para fazerem guerra com farinha, água e limões de cheiro.

A decisão do ministro, no entanto não foi respeitada e há relatos de dois carnavais: um em fevereiro e outro em junho.

A segunda vez foi em 1912 devido à morte do Barão do Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos Júnior, que foi ministro das Relações Exteriores e era considerado um herói nacional e morreu uma semana antes do carnaval.

O Governo decretou o adiamento do carnaval para 6 de abril, dois meses depois da data oficial. Mais uma vez o adiamento não foi respeitado e houve dois carnavais.

Nas duas ocasiões não havia proibição de comemoração ou aglomerações, apenas o adiamento do evento.

Agora, em 2021, enfrentamos uma crise mundial que já dura um ano levando os governos de quase todos os países a proibirem eventos que gerem aglomerações.

Em julho de 2020 o prefeito de São Paulo Bruno Covas, juntamente com o Governador João Doria, havia anunciado em uma coletiva de imprensa que o carnaval 2021 não aconteceria em fevereiro, mas provavelmente em maio por conta da pandemia do Covid-19.

Tanto a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LigaSP) como a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), haviam proposto que os desfiles das Escolas de Samba  2021 fossem realizados em julho. No Rio já foram marcadas as datas para  11 e 12 de julho.

rio_viradouro_2020

Devido às medidas tomadas para a contenção do Covid-19, como proibição de aglomerações, pouquíssimas Escolas de Samba, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro se prepararam para o carnaval durante o ano de 2020.

Normalmente, em julho ou agosto já começam as apresentações para a escolha  dos Enredos e os preparativos das alegorias, fantasias, etc., porém, as Escolas garantem que seria possível finalizar tudo até o mês de julho caso comecem agora em janeiro os preparativos.

Há ainda a discussão sobre alteração nos regulamentos, diminuição do contingente nas alas e o número de alegorias para o desfile em 2021.

A expectativa para a realização do carnaval é de que todos já estejam vacinados e imunes até o mês de julho, contudo, nas últimas reuniões do governo de São Paulo com a LigaSP vem sendo sugerido o cancelamento do carnaval em 2021 com receio de que isto não aconteça.

É muito provável que a vacinação não atinja toda a população em tempo hábil e seria muito difícil, também, diminuir o número de foliões nas alas das Escolas. Todos vão querer participar, além do número de pessoas que irão ao sambódromo para assistir aos desfiles.

Em vista disso, a LigaSP vem mantendo reuniões com as autoridades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, bem como com a Liesa para que o carnaval seja totalmente cancelado em 2021.

Em belo Horizonte, capital mineira, que tem como forte o Desfile de Blocos, o Carnaval está suspenso. Ainda não há nenhuma definição e a prefeitura estuda a transferência dos pontos facultativos.

recife_2020

Em Florianópolis já está decidido que o carnaval está vetado tanto em relação ao desfile de Escolas de Samba quanto aos Blocos de rua. O Feriadão está mantido.

Em Salvador, conhecido pelos desfiles de Blocos na orla, o carnaval está suspenso e não haverá permissão para realização de festas. De acordo com o prefeito Bruno Reis (DEM), ainda não há nenhuma decisão sobre o feriadão.

salvador_2020

Em vista de todos os entraves e a preocupação das autoridades e das Ligas com a saúde da população e dos componentes das Escolas de Samba, é altamente provável que o carnaval 2021 seja completamente cancelado em todo o Brasil, não só os desfiles, mas quaisquer eventos, sejam de rua, Sambódromos ou clubes, devem ser vetados.



Guia São Roque
CEP São Roque
searadionaotoca
Aviso Legall
Comunicar erro nesta redação

Se você encontrou erro nesta redação, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao .


Enviar esta redação por email